CAP apresenta o melhor CT do Brasil

29/09/2007 - Imprensa CAP

CT do Caju passa por ampla reformulação e ampliação se tranformando em um centro de excelência

O Atlético Paranaense também apresentou neste sábado a conclusão das obras de melhorias e aperfeiçoamento do CT do Caju. O Centro de Treinamentos Alfredo Gottardi é exemplo para muitos clubes da América Latina e também do mundo.

Agora, passa a ser um centro de excelência ainda mais profissional e o melhor do Brasil. Com 220 mil metros quadrados, o CT do Caju passou por uma grande ampliação para oferecer ainda melhores condições aos jogadores do Atlético Paranaense, colaboradores, freqüentadores e visitantes.

 
 CT do Caju passa a ser o melhor de todo o Brasil
 Foto: Site Oficial

HOTELARIA

- Quartos

O CT do Caju conta com dois hotéis. O novo hotel tem dois andares. Com excelente padrão hoteleiro, inclusive com elevador, o novo prédio tem capacidade para abrigar 100 pessoas. São 25 quartos com quatro leitos em cada um. Cada quarto conta com bancada para internet, ar condicionado, televisão a cabo e guarda-roupas individuais. No banheiro, uma novidade. Todos os móveis são duplicados para garantir o conforto dos atletas hospedados. Esse hotel é utilizado como núcleo habitacional dos atletas das categorias de formação do Atlético Paranaense.

O antigo hotel, que já havia completado 30 anos, passou por uma ampla reforma. Totalmente remodelado, atualmente o hotel possui 40 quartos duplos e duas suítes individuais. Todos os apartamentos possuem TV a cabo, ar condicionado, acesso à internet e banheiro. Este hotel atende a equipe profissional em concentração. Também ficarão hospedadas neste hotel as delegações estrangeiras, que sempre escolhem o CT do Caju para realizarem suas pré-temporadas e para aprender sobre o futebol brasileiro. As suítes são destinadas às comissões técnicas.

 
 Quartos modernos com toda a infra-estrutura ao atletas
 Foto: Site Oficial

- Salas de Convenções

O hotel possui uma moderna sala de conferências e palestras de 230 m², com capacidade para 254 pessoas.

- Lan House e Centro Educacional 

Atlético Paranaense colocou à disposição de atletas e funcionários do CT do Caju uma sala de acesso à internet e pesquisa em livros. A lan house foi montada em parceria com a Positivo Informática, que forneceu todos os computadores ao espaço. A empresa cederá seu nome ao centro educacional do CT, que será chamado Lan House Positivo Informática.

O clube adotou o conceito de formação integral para seus futuros craques. Colocou à disposição um orientador educacional que atende os atletas todos os dias. Além disso, os jogadores freqüentam aulas em uma escola próxima ao CT, sendo que o clube faz todo o transporte dos atletas à escola. O Centro Educacional do CT do Caju também desenvolve atividades recreativas e culturais e conta com sala de estudos e uma biblioteca com mais de mil volumes.

- Restaurantes

Nas dependências do CT, os atletas e colaboradores contam com dois restaurantes que oferecem um cardápio rico em nutrientes e de gastronomia apurada. Os restaurantes podem servir 180 pessoas simultaneamente.

O grande destaque da cozinha são os fornos alemães de alta tecnologia, que permitem um cozimento perfeito. As vantagens são inúmeras:

  • Conservação de até 85% nos sais minerais e vitaminas das verduras.
  • Redução de 36% no índice de colesterol do alimento cozido ou assado.
  • Diminuição de 95% no consumo de óleo, durante o cozimento.
  • Economia de 60% no uso de gás.

 
 Cozinha atende totalmente às necessidades dos atletas
 Foto: Site Oficial

Com receitas artesanais, a produção própria de doces e pães utiliza a técnica de cook and chill, que consiste em resfriar imediatamente o alimento assado ou grelhado e embalá-lo a vácuo, logo em seguida. Esse método mantém as características nutricionais do alimento, além de preservar sua umidade natural e textura.

Outro destaque da cozinha são as massas preparadas no dia do consumo, que são confeccionadas com trafilas de bronze para que tenham uma melhor textura. São massas grano duro (semolina) e feitas com ovos frescos, o que garante o ponto al dente e a excelente fonte de carboidratos para os atletas.

Os restaurantes do CT são divididos em cinco setores para a perfeita manipulação e preparo dos alimentos. São eles:

  • Cozinha Fria.
  • Açougue.
  • Copa de sucos, cafés e isotônicos.
  • Copa de recepção de ingredientes.
  • Copa de lavagem de utensílios.

- Lavanderia

O CT do Caju possui uma lavanderia profissional especializada em equipamentos esportivos. O setor é responsável por todos os materiais de treinamentos e dos hotéis.

CAMPOS

O Centro de Treinamentos possui oito campos profissionais com dimensões oficiais (105x70m e 105x68m), um campo reduzido para treinamento de goleiros (52,5 x 68m), miniestádio com capacidade para três mil pessoas sentadas e área específica para treinamento de desenvolvimento técnico. A irrigação dos campos é feita com água dos dois lagos artificiais do CT do Caju.

 
 Campos oferecem todas as condições de trabalho
 Foto: Site Oficial

ADMINISTRAÇÃO E FUTEBOL

Ao lado do hotel principal foi construído o prédio administrativo e de futebol. Este prédio tem dois andares, sendo que na parte superior ficam as salas da administração. Na parte inferior estão dois vestiários para a equipe profissional (com hidromassagem, saunas, chuveiros, banheiros, armários para cada atleta), dois vestiários menores para equipes visitantes e também para equipes femininas, sala de massoterapia, rouparia e musculação.

- Piscina

Em frente a esse prédio está localizada a piscina coberta. Esta possui três temperaturas de água. Água aquecida para hidroginástica regenerativa, água fria para recuperação de atletas lesionados e água gelada para recuperação muscular dos atletas após os treinamentos. A água é aquecida por meio do sistema alemão de bombas de troca de calor.

CENTRO DE SAÚDE

O Centro de Saúde atende as áreas de medicina, fisioterapia, fisiologia, nutrição, psicologia e biomecânica. O centro possui os mais modernos aparelhos de avaliação e preparação física de atletas. A novidade nos departamentos de fisiologia e médico é o aparelho de ergoespirometria. O Atlético Paranaense é o único clube do país a ter a nova versão deste aparelho, que avalia com precisão a capacidade física do atleta. Com isso, o Atlético Paranaense pode exercer a medicina preventiva em cada jogador.

Os departamentos de fisiologia, medicina e fisioterapia permitem que atletas de alto nível das mais diversas modalidades esportivas se recuperem plenamente de lesões e voltem a disputar esportes altamente competitivos. Casos como problemas cardiovasculares, retomada da carreira após longos períodos de inatividade, e outros, têm sido tratados com sucesso por meio de equipamentos de alta tecnologia e de uso de tratamentos específicos.

- Propriocepção

A Pista de Propriocepção do CT do Caju é destinada à recuperação e ao desenvolvimento dos atletas, além de possibilitar o aprimoramento do seu equilíbrio e reabilitação em diversos tipos de terreno (terra, água, areia, etc).

 
 CT do Caju também oferece condições de reabilitação
 Foto: Site Oficial

TECNOLOGIA

Para completar, o trabalho de todos em campo é facilitado com tecnologia. Nas principais áreas do CT existem hot-spots (pontos de internet sem fio) que facilitam o trabalho e a comunicação de funcionários, atletas e visitantes. O Atlético Paranaense adotou a tecnologia de rede mesh. À beira dos principais campos do CT também existe a possibilidade de acessar a internet e atualizar dados sobre o treinamento, adquirir informações atualizadas sobre jogos em andamento, classificações, etc. Todos os quartos do CT possuem pontos de internet fixos, wireless e televisão fechada.

O CT do Caju possui um moderno sistema de acesso e segurança. Todas as pessoas são identificadas e cadastradas ao acessar as dependências. Todos os funcionários e atletas possuem cartões individuais de identificação para usufruir a estrutura e ter acessos aos restaurantes, academia, portões de entrada e saída.

Estão dispostas em toda estrutura interna e externa, 46 câmeras que garantem um controle mais apurado da movimentação e fluxo de pessoas, como também um sistema de som interno para comunicação, avisos e som ambiente.

Também é utilizada na área administrativa do Centro de Treinamentos uma solução de ERP (sistema de gestão integrada) para facilitar as rotinas e procedimentos das demais áreas. A Tecnologia da Informação, presente no CT do Caju, atua em duas demandas essenciais para o clube: a comodidade aos atletas, visitantes e intercâmbios e eficácia para os colaboradores que necessitam atender as necessidades diárias com eficiência.

 
 Administração moderna capaz de receber delegações
 Foto: Site Oficial

OUTROS ESPORTES 

Centro de Treinamentos Alfredo Gottardi possui também estrutura para prática de outros esportes com quadras de tênis, basquetebol e futebol de areia. Além disso, possui um salão de jogos disponível para os atletas do clube.

ESTACIONAMENTO E CAPELA 

O estacionamento do CT do Caju pode abrigar 150 veículos. O CT do Caju possui uma capela ecumênica, localizada ao lado dos novos campos.

SERVIÇOS

Além dos serviços disponibilizados para os atletas do clube, o Atlético Paranaense elaborou programas e serviços para que outras pessoas possam usufruir de toda esta estrutura. Confira alguns deles:

- Clínicas técnicas para treinadores, atletas e delegações internacionais;
- Intercâmbios de atletas de várias partes do mundo;
- Formação e reciclagem de treinadores;
- Pré-temporada para equipes profissionais;
- Recuperação de atletas de outros clubes que estiverem lesionados;
- Treinamentos para atletas profissionais;
- Serviços para equipes e atletas do futebol feminino.