Estádio atleticano recebe iluminação especial em apoio ao "Setembro Amarelo"

12/09/2017 - Imprensa CAP
Créditos: Mauricio Mano/Site Oficial

Nas últimas duas noites, o estádio atleticano teve iluminação especial. A casa do Rubro-Negro recebeu a cor amarela, em apoio à campanha “Setembro Amarelo”. As ações buscam a conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

A iniciativa é organizada pelo Centro de Valorização da Vida [CVV] e pela Associação Brasileira de Psiquiatria [ABP], e tem o apoio do Atlético Paranaense, através da FUNCAP.  A iluminação especial será mantida também nesta terça-feira (12).

Segundo a Organização Mundial da Saúde [OMS], a cada ano, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida. O número corresponde a uma taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes, o mesmo que uma morte a cada 40 segundos.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a cada 45 minutos uma pessoa morre por suicídio [32 por dia].

Cerca de 90% dos suicidas são portadores de transtornos mentais, muitas vezes não diagnosticados. Dessa forma, a grande maioria dos casos pode ser prevenida.

 

Sobre o CVV
 
O Centro de Valorização da Vida [CVV], fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por dois mil voluntários, em 18 Estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 [24 horas], pessoalmente [nos 76 postos de atendimento] ou pelo www.cvv.org.br.