Prefeitura e Clube Atlético Paranaense fazem parceria

08/04/2013 - Imprensa CAP


Acaba de ser lançada a campanha “Adotar faz bem, para eles e para você também”, uma parceria entre o Clube Atlético Paranaense (CAP) e a Rede de Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).


“A Rede de Proteção Animal tem muita dificuldade em auxiliar as instituições e ONGs protetoras na adoção dos animais abandonados, o que é uma triste realidade em nossa cidade”, comenta o diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna, Alexander Biondo.


A campanha pretende estimular a adoção de animais abandonados. Para isso, contará com o apoio institucional do Clube Atlético Paranaense, utilizando a imagem de seus jogadores profissionais.

“O apoio do Clube Atlético Paranaense será muito importante para a Rede de Proteção Animal e a sociedade organizada, na divulgação de programas e feiras de adoções”, disse Biondo.


Como funciona a Rede


Subordinada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Rede de Defesa e Proteção Animal é um programa da Prefeitura Municipal de Curitiba que envolve vários agentes públicos, da iniciativa particular e do terceiro setor. O objetivo é melhorar as condições de vida para a fauna da cidade.

Entre outros serviços, oferece um Sistema de Cadastramento e de Identificação Animal (SIA) através da utilização de microchips. Atualmente, mais de sete mil animais estão cadastrados no SIA, mas a expectativa é que este número aumente com o trabalho de orientação que está sendo feito pela Rede de Defesa e Proteção Animal.


A Guarda Municipal de Proteção Animal, criada em fevereiro 2013, é uma das recentes conquistas do município. Na prática, homens do efetivo da Guarda Municipal de Curitiba foram selecionados e treinados. Eles são enviados junto aos profissionais da Rede de Proteção Animal nos casos de denúncias de maus tratos.